fbpx

On-Grid ou Off-Grid? Entenda a diferença

On-grid ou Off-grid?

On-Grid ou Off-Grid? Entenda a diferença

Gerar a sua própria energia, economizar com a conta de luz, ser mais sustentável, valorizar o seu imóvel. Todos esses benefícios vêm atraindo cada vez mais adeptos da energia solar. Uma dúvida comum que surge é qual a diferença entre os tipos de sistemas: On-Grid e Off-Grid. Veja a seguir:

SISTEMA ON-GRID

O sistema on-grid é aquele que você se conecta à rede da concessionária. Ela armazenará a energia que você gerar e garantirá o abastecimento de sua casa, mesmo quando for noite ou houver baixa incidência de luz solar. Nesta modalidade, o excedente de produção, ou seja, a energia que você gerar e não consumir se torna créditos que podem ser utilizados em até 5 anos e até mesmo compartilhada em outro imóvel que você tiver (desde que atendido pela mesma concessionária). Ainda que o seu sistema de energia solar atenda 100% da sua demanda, haverá a cobrança de conta relativa à disponibilidade da concessionária.

SISTEMA OFF-GRID

O sistema off-grid é autônomo, não se conecta à rede elétrica, ou seja, não há qualquer vínculo ou relação com a concessionária. Nesta modalidade, você mesmo é quem gera e armazena a sua própria energia. Um ponto negativo é que as baterias possuem vida útil relativamente curta, de 2 a 3 anos, são caras e precisarão ser totalmente descartadas após este período. Importante: em uma situação de queda de energia na região, sua residência também sofrerá a interrupção por questões de segurança para manutenção na rede (norma da ANEEL). Essa modalidade é mais indicada em locais distantes onde não há rede de energia.

Agora que você já sabe a diferença entre os sistemas, acesse a calculadora solar da Upper e faça uma simulação do seu projeto!

Related posts