fbpx

Novo telhado de Notre-Dame irá gerar energia solar e alimento

Novo telhado de Notre-Dame irá gerar energia solar e alimento

Novo telhado de Notre-Dame irá gerar energia solar e alimento

O novo telhado da Catedral de Notre-Dame poderá armazenar energia solar e fornecer energia aos edifícios próximos. O conceito prevê um telhado construído com painéis de vidro em forma de diamante e vigas de madeira laminadas. A criação é da Vincent Callebaut Architectures.

O projeto é inspirado, de acordo com a revista especializada em arquitetura Dezeen, na Catedral de St. Patrick, em Manhattan, que venceu o prémio do Instituto Americano de Arquitetos pela sua reforma sustentável.

A ideia da empresa de arquitetura é que os painéis do telhado da catedral de Notre-Dame armazenem a energia solar em células de combustível de hidrogênio. Quanto mais energia acumularem, mais poderão canalizar para os edifícios nas imediações.

Entenda como funciona energia solar para geração elétrica

Para além da capacidade de gerar energia, o telhado também teria um jardim para plantar frutas e vegetais. A ideia é alimentar os habitantes mais carentes e sem-abrigo da cidade de Paris. O objetivo seria produzir 21 toneladas de fruta e vegetais por ano.

Um dos problemas levantados é que a luz natural que entraria através do telhado de vidro iria neutralizar a luz que entra através dos vitrais.

Este é um dos muitos designs submetidos ao governo francês para substituir o telhado destruído em um incêndio. O fogo consumiu dois terços da capela de Notre Dame.

O incêndio

Durante o incêndio, em poucas horas, grande parte do telhado ficou reduzida a cinzas. O fogo “violento” espalhou-se “muito rapidamente por todo o telhado”, em cerca de mil metros quadrados. O incêndio terá tido início numa seção de andaimes junto ao sótão da catedral. A catedral estava prestes a ser restaurada e por isso várias seções estavam sob andaimes para se inciarem os trabalhos.

A Procuradoria de Paris anunciou que os investigadores consideram o incêndio na catedral de Notre-Dame um acidente. O gabinete da procuradoria excluiu a hipótese de fogo criminoso ou a possibilidade de um ataque terrorista.

O fogo consumiu toda a estrutura do teto e levou, inclusive, à queda do pináculo da catedral.  Foram recuperadas a Coroa de Espinhos e a túnica de São Luís, ambas relíquias católicas de grande importância. De acordo com um jornalista no local, a Rosácea direcionada para o norte na catedral teria sobrevivido ao incêndio. Porém, as outras três rosáceas explodiram com o calor.

Dezesseis estátuas de bronze, bem como as principais relíquias e mais importantes obras de arte foram salvas das chamas.

Fonte: ZAP

Related posts

Energia solar cai nas graças de empresas e consumidores

Energia solar cai nas graças de empresas e consumidores

Movimento de popularização da energia solar no Brasil alcança igrejas, redes de varejo, shopping center e até hidrelétrica. A potência instalada cresceu para uma capacidade equivalente a quase uma Hidrelétrica de Porto Primavera, que demorou 19 anos para ficar pronta.

Saiba Mais